Area Reservada para Sócios

» Home » Notícias » A importância do Pequeno-Almoço

2011-10-25

A importância do Pequeno-Almoço

Estudos confirmam que um bom pequeno-almoço permite às crianças ter melhor desempenho escolar, e que os adultos sentem-se melhor durante o dia e obtêm uma melhor performance nas suas tarefas diárias. Se tomar o pequeno-almoço diariamente irá sentir mais energia e vai ser capaz de fazer mais actividades e tarefas sendo que a sua Saúde também sairá beneficiada.

Uma das mais importantes refeições do dia é o pequeno-almoço. Durante a noite o nosso corpo também queima calorias pelo que de manhã é necessário reabastecer sendo que se não o fizer poderá sentir-se sonolento, sem força, agitado ou com deficit de atenção. Mesmo que a meio da manhã se alimente com café, uma peça de fruta ou um snack chegará facilmente à hora de almoço completamente esfomeado e com mau humor.

Ao tomarmos o pequeno-almoço estarmos a contribuir para um melhor desempenho intelectual e físico. Uma desculpa várias vezes usada para saltar o pequeno-almoço, é que ao saltar esta refeição as pessoas consideram que aumentam as hipóteses de perder peso. Contudo isto não corresponde à verdade. O  corpo humano necessita de várias refeições durante o dia, e quando não toma o pequeno-almoço, o organismo desacelera na tentativa de preservar as energias. Outra das consequências que acontece ao saltar o pequeno-almoço é que quando volta a comer vai sentir o desejo de comer mais e de consumir alimentos mais calóricos. Caso tenha como objectivo emagrecer deverá tomar um bom pequeno almoço e depois ir reduzindo ao longo do dia a quantidade de alimentos que consome.

Estudos confirmam que um bom pequeno-almoço permite às crianças ter melhor desempenho escolar, e aos adultos sentem-se melhor durante o dia e obtêm uma melhor performance nas suas tarefas diárias.

Um pequeno-almoço saudável deve contemplar proteínas e fibras. Podemos encontrar proteínas em carnes magras, como o fiambre de frango, mortadela de peru, ovo, ou nos lacticínios magros. As fibras encontram-se nos cerais integrais, vegetais e frutas. Podemos optar por um pequeno-almoço que seja constituído por: cereis e derivados, legumes e frutos, leite e derivados e carne ou equivalentes.  

Por outro lado deve evitar certos alimentos como por exemplo o pão branco, açúcar refinado, cereais açucarados, xaropes, bolos de pastelaria.

Se tomar o pequeno-almoço diariamente irá sentir mais energia e vai ser capaz de fazer mais actividades e tarefas sendo que a sua Saúde também sairá beneficiada.